Crescer com a Agência

Início / Crescer com a Agência

Crescer com a Agência

Aqui poderás conhecer como podes participar nos desafios e jogos criados para ti e para a tua escola, bem como os resultados obtidos em todas as iniciativas realizadas até ao momento.

“Crescer com a Agência” tem neste momento o projeto Escolas Sustentáveis, que integra duas iniciativas a decorrer em paralelo: as Sessões de educação e sensibilização para a sustentabilidade e o Gamification. Estas e outras iniciativas, como protocolos, inquéritos ambientais, fichas informativas, caracterização e perfil energético das escolas envolvidas, entre outros elementos que apoiam o desenvolvimento de escolas, comunidades e cidadãos mais sustentáveis, contam com o apoio de uma Plataforma TIC - Escolas Sustentáveis.

Integrado no projeto da Agência para a Sustentabilidade e a Competitividade “Crescer com a Agência” tem como objetivo dar a conhecer todas as iniciativas promovidas no sentido de educar e sensibilizar os mais novos para as temáticas envolvidas (Políticas para a Economia Verde, Eficiência Energética, Eficiência Hídrica, Valorização dos Resíduos, Construção Sustentável, Adaptação às Alterações Climáticas, Mobilidade Suave e Ecoturismo). O projeto procura sentir mais o Planeta e pretende afirmar o nosso papel, enquanto cidadãos ambientalmente conscientes, através do nosso contributo na sua proteção, despertando para questões relacionadas com problemáticas atuais, como as alterações climáticas, produção e acondicionamento de resíduos e temáticas prioritárias como a preservação de recursos essenciais, como a Água. Neste sentido e, como o projeto é direcionado para um público-alvo escolar, para apoiar a transmissão de conceitos e para uma efetiva sensibilização surge o desenvolvimento de uma mascote do programa.

mascote

Mascote

A mascote é um herói que tem atitude e energia, é cool e simpático, aventureiro e impulsionador dos valores de proteção ambiental. As cores utilizadas no seu fato e cabelo, são as cores do planeta Terra, que conferem à mascote um carácter ecológico, saudável e consciente.
A mascote é fã de gadgets tecnológicos e inovadores, amigos do ambiente. É o caso do seu skate voador e do seu fato especial que nos remete para as energias renováveis. A mascote adora viajar no seu skate e visitar lugares do mundo que precisem da sua ajuda.

 
sessoes-crescer

Sessões de educação e sensibilização para a sustentabilidade

As sessões de educação e sensibilização estão a ser implementadas em 55 escolas (5 por município) pertencentes aos 11 municípios da Comunidade intermunicipal da Região de Aveiro (Albergaria-a-Velha, Águeda, Anadia, Aveiro, Estarreja, Ílhavo, Murtosa, Oliveira do Bairro, Ovar, Sever do Vouga e Vagos), subjacentes aos temas da Eficiência Energética e Hídrica, Resíduos e Alterações Climáticas e contemplará a realização de duas sessões em cada escola:



• Primeira sessão | “Caça ao Tesouro + Maqueta Cidade Sustentável” (decorrerá até fim de outubro);
• Segunda sessão | “ Jogo de Chão” (decorrerá até ao final de março).



Estas sessões estão a ser realizadas e acompanhadas por 2 monitores tecnicamente preparados na área e temáticas abordadas da BioRumo – Consultoria em Ambiente e Sustentabilidade, lda.

 
Caça ao tesouro

Caça ao Tesouro + Maqueta Cidade Sustentável

Caça ao Tesouro

A Caça ao Tesouro Sustentável é organizada e desenvolvida de modo a incluir as temáticas inerentes ao projeto da Agência – Eficiência Energética e Hídrica, Resíduos e Alterações Climáticas. A atividade consiste na busca de pistas para que as equipas encontrem um “tesouro”. Este tesouro é uma mensagem de regozijo placa com uma frase associada à proteção do meio ambiente. A Caça ao Tesouro inicia-se com a pista 0, fornecida aos grupos de participantes por uma das Monitoras da atividade e que os levará à procura das pistas seguintes e, do tesouro.

Caça ao tesouro      Caça ao tesouro

Legenda: Algumas imagens da atividade Caça ao Tesouro já desenvolvida nos municípios de Águeda e Sever do Vouga
 

Maqueta Cidade Sustentável

A maquete sustentável decorre em contexto de sala e consiste na construção de uma maqueta representativa de uma cidade sustentável, através da utilização de recursos e materiais colocados à disponibilização de todos os “arquitetos”, as crianças presentes. Para além de representarem tudo aquilo que assumem como essencial para uma cidade sustentável, as crianças são convidadas a retratar a realidade do seu concelho, através de representações dos recursos naturais locais ou do património histórico, cultural, entre outros.


  • Cidade Sustentável
  • Cidade Sustentável
  • Cidade Sustentável
  • Cidade Sustentável
  • Cidade Sustentável
  • Cidade Sustentável

Legenda: Algumas imagens da atividade Maqueta Cidade Sustentável já desenvolvidas nos municípios de Águeda
e Sever do Vouga

 
jogo-chao

Jogo de Chão

O “Jogo de Chão” tem como objetivo reforçar a componente pedagógica e científica da ação, colocar-se-á à disposição do público-alvo um jogo de chão de tipologia “Jogo da Glória”, composto por um tabuleiro gigante com várias casas, com perguntas e respostas alusivas às temáticas Eficiência Energética e Hídrica, Resíduos e Alterações Climáticas.
O jogo será projetado e concebido com elevado carácter lúdico e pedagógico, composto por 2 conjuntos de 30 perguntas com 2 níveis de dificuldade – fácil/médio e médio/difícil, adaptável às diferentes turmas que o irão jogar. Esta atividade irá atuar estrategicamente na abordagem da educação ambiental não formal, estimulando e motivando todos os participantes para a aquisição de conhecimentos no âmbito das temáticas abrangidas.

  • IMG 0322
  • IMG 0342
 
gamification

Gamification

É um desafio colocado às escolas para voluntariamente reduzirem os seus consumos de energia e água, assim como implementarem medidas de sustentabilidade. A iniciativa pretende aplicar princípios e elementos típicos de um jogo (pontuação, desempenho, regras de jogo, entre outras), no desafio a implementar pelo conjunto de escolas da Comunidade Intermunicipal de Aveiro.
Cada escola será incentivada a reduzir os consumos e a implementar atividades de sustentabilidade, sendo atribuídos pontos e distintivos pela implementação das atividades e reduções obtidas. Os pontos obtidos contribuirão para a classificação na defesa pelo melhor desempenho com as outras escolas. Os participantes irão interagir com uma plataforma informática (http://escolasustentavel.regiaosustentavel.pt), que terá uma componente gráfica e interativa, desenvolvida para facilitar a interação com os participantes, assim como servirá para receber e fornecer a informação necessária ao desenrolar da iniciativa.

© 2015 Região Sustentável | Agência para a Sustentabilidade e a Competitividade – Região de Aveiro
critec